Sobre Nós

O metodismo é um estilo de vida que tem como meta a inteira santificação.

Seguem-se algumas informações sobre a Igreja Metodista Internacional extraídas do Livro de Disciplina publicadas para dar ciência a todas as pessoas interessadas em conhecer e até mesmo fazer parte da Igreja.

“Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue”. (Atos 20.28)

IGREJA METODISTA INTERNACIONAL

Nascida em 11 de agosto de 2008, na cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, a Igreja Metodista Internacional justifica este nome porque:

Somos IGREJA porque fazemos parte da história da Igreja Cristã começada pelos apóstolos do primeiro século e perpetuada por homens e mulheres que deram suas vidas para que o Corpo de Cristo fosse uma realidade para os nossos dias;

Somos METODISTAS por termos com doutrina básica as crenças do Metodismos histórico, a saber: salvação pela graça de Deus mediante a fé para receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal; a santidade como um estilo de vida para todos os filhos e filhas de Deus; a inteira santificação como requisito básico para desfrutar a vida abundante que Jesus oferece; a Bíblia como única regra de fé e prática para todo cristão e o trabalho social como resultado de nosso amor a Deus;

Somos INTERNACIONAL por entender que o mundo é a nossa paróquia, nosso campo missionário e também porque estamos presentes em vários países, falamos vários idiomas e convivemos com várias culturas.

Somos uma igreja livre de toda discriminação e acepção de pessoas; livres de todo o jugo da religiosidade farisaica e hipócrita; livre de toda imposição administrativa sobre a igreja local e livre como igreja local para responder as necessidades de nossas comunidades locais.

A Missão da Igreja Metodista Internacional

“A missão da Igreja Metodista Internacional é fazer conhecido, a todas as pessoas e em todos os lugares, o chamado de Deus para a vida da integridade através do perdão e da santidade em Jesus Cristo, e convidar todos os que respondem na fé, a unir-se conosco como membros da igreja, e dotá-los para terem um ministério específico.”

A Igreja Metodista Internacional nasceu com o desafio de ser uma igreja que faz a diferença através dos seus membros na comunidade onde está inserida e no mundo que é o seu campo de ação. A diferença não é no sentido de ser diferente das outras igrejas evangélicas e cristãs que realizam o trabalho de Deus de forma eficaz, mas sim fazer diferença evidenciada na mudança de carácter, atitudes, decisões e na relação entre os cristãos ou não.

A igreja tem a missão principal de anunciar a Nova Vida em Cristo Jesus. Esta nova vida tem de ser totalmente diferente da vida “antiga”, da vida sem Cristo e sem Deus no mundo. A Nova Vida começa com o Novo Nascimento, possibilitando a todos os convertidos viver de acordo com as Sagradas Escrituras, a nossa única regra de fé e prática.

A História da Igreja Metodista Internacional

Liderando o ministério de plantação de igrejas étnicas da Igreja Metodista Livre da América do Norte, o Pr. Jesse Carvalho tinha a direção de Deus para plantar igrejas também no Brasil, o seu país de origem. Assim, com a permissão do Conselho de Bispos e do seu superintendente Rev. David Harvey, a Igreja Metodista Internacional ligada à Conferência Metodista Livre de Nova Iorque foi autorizada em 11 de agosto de 2006. Hoje o IMI está nos Estados Unidos, Brasil, Portugal e República Dominicana.

Agora Deus está nos permitindo plantar igrejas no continente africano e em outras nações para a glória de Deus com a missão de expandir o Reino de Deus na terra.

A tarefa do IMI é compreender as necessidades de diversas pessoas, instituições e cultura, a fim de lhes dar, com significado e redenção, a mensagem de salvação.

A Igreja está ciente das forças demoníacas que agem no mundo que degradam as pessoas, pervertem o bem, e levam pessoas e instituições à ruína. Procura ajudar as pessoas restaurando o seu valor pessoal num tempo de degradação cada vez maior.

A Igreja censura tudo o que na lei, nas pessoas ou nas instituições, viola a dignidade das pessoas criadas a imagem de Deus. Aproveite todas as oportunidades, como indivíduos, como igrejas, e como Conferência, para ministrar a cura e a ajuda redentora ao mundo.

A Igreja expressa o conceito da Igreja de Jesus Cristo, a sua perspectiva histórica e as necessidades do povo, através de princípios e compromissos específicos.

A Igreja procura continuar a missão do Cristianismo do Primeiro Século recuperada por João Wesley e os primeiros metodistas que afirmaram existir “para criar um povo santo”.

A IMI é uma comunidade de cristãos com o objetivo de chegar ao céu e determinado a trabalhar no mundo para a salvação de todos. Eles devem colocar o seu compromisso com Cristo e a sua Igreja acima de tudo.

A Igreja permanece livre de pactos que competem com a sua mais alta fidelidade a Cristo, de qualquer coisa que possa comprometer o testemunho efetivo da fé unitariana e sua dependência da graça de Deus. O cristão negando a si mesmo, toma a sua cruz dia após dia e segue Jesus Cristo. Além disso, como cristão, aceita viver de acordo com a vontade de Deus revelada na Sua Palavra e acredita que as condições de salvação ainda são as mesmas desde o tempo dos apóstolos.

Na doutrina e nas crenças, somos metodistas, arminianos, com especial ênfase no ensino bíblico do Testemunho do Espírito, da Inteira Santificação, da Perfeição Cristã e do Fruto do Espírito, como defendido por John Wesley. Enfatizamos a realidade da purificação interior e o poder que confirma a doutrina da inteira santificação, tanto na consciência do cristão como no seu dia-a-dia.

Os cultos de celebração caracterizam-se pela simplicidade e liberdade do Espírito, livre de um ritual extremamente elaborado. Todos os membros devem manter uma vida devocional diária a Cristo como resultado da santidade interior, que o separa do mundo, mesmo enquanto ele viver no mundo. A IMI acredita que a melhor maneira de evitar a invasão da Igreja pelo mundanismo é a invasão do mundo pela igreja movida por seus propósitos redentores.

A Igreja espera que os membros pratiquem a completa consagração de todos os seus dons, talentos e de todos os seus bens ao serviço de Deus e do povo. Que acreditem plenamente na missão da Igreja e que se dediquem a ser fiéis nas finanças. Por isso, não precisam ir aos meios comerciais para sustentar a causa de Cristo.

A Igreja reconhece que Deus concede dons espirituais de serviço e liderança à homens e mulheres. Uma vez que o homem e a mulher são ambos criados à imagem de Deus, tal imagem é mais refletida quando mulheres e homens trabalham em unidade em todos os níveis da igreja. Portanto, todas as posições na igreja são acessíveis a todos que Deus chama. Principalmente porque a IMI acredita que Cristo é o Senhor, o líder, o pastor da igreja e não o homem.

A Igreja sente uma obrigação especial de pregar o evangelho aos pobres. O Evangelho é para todos e a “Boa Nova” deve ser proclamada a cada indivíduo da raça humana. Deus ordena a verdadeira luz, Jesus Cristo e Sua Palavra para iluminar e purificar os corações. Jesus nos deu seu exemplo ao dizer do seu ministério o seguinte: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos veem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e as boas novas são pregadas aos pobres;
e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa”. (Lucas 7:22-23). Pregar aos pobres era uma prova de quem ele era. A Igreja tem que seguir os mesmos passos de Jesus. Mas a obrigação especial de pregar o Evangelho aos pobres não discrimina os ricos nem discrimina pessoas, pois consideramo-las iguais perante Deus e carentes da salvação independentemente do seu status social.

A IMI está comprometida com os ideais do Novo Testamento, ou seja, de modéstia e simplicidade como forma de vida para cada um de seus membros, não querendo chamar a atenção para si mesmos, mas sim, para o Senhor.

As características distintivas da Igreja são:

Do Nome

Igreja – Igreja por entender que a expressão grega “Eklesia” é entendida como o “Sinédrio de Jesus” composto por pessoas chamadas para adorar a Deus, obedecer Sua Palavra, viver os seus ensinamentos e expandir o Reino de Deus na terra.

Metodista – Porque os princípios de caráter e conduta dos nossos pais espirituais continuam a ser os nossos princípios de ética e prática, resultando na santificação fundamentada nas Sagradas Escrituras expressadas pelo testemunho cristão diário em todos os lugares e em todas as circunstâncias.

Internacional– Porque está presente em diferentes nações e fala diferentes idiomas.

A IMI declara-se livre de toda a liturgia engessada e impessoal, de toda a discriminação à raça, sexo, nacionalidade, cor, classe social e/ou escolaridade. Livre de toda justiça própria expressada através do legalismo e dos costumes culturais e/ou regionais. Livre de toda a imposição social; de toda a influência pecaminosa e de todas as forças satânicas que governam este mundo. Livre para seguir sua linha do esplendor sem fim do metodismo histórico expresso na declaração de Wesley: “O mundo é a minha paróquia.” Livre para estar presente em todas as nações do mundo falando diferentes idiomas e dialetos.

 

A Identidade da Igreja

A missão da Igreja através dos seus membros como Corpo de Cristo é oferecer a Deus uma vida de integridade, santidade e proporcionar às pessoas uma vida de qualidade, suprindo suas necessidades e expectativas com responsabilidade espiritual de acordo com as Sagradas Escrituras.

A visão da IMI é fazer diferença como povo de Deus e como Igreja Cristã sendo um instrumento de transformação através da ação, do poder e da autoridade dada pelo Espírito Santo de Deus.

Os principais valores do IMI são: (1) Santidade. (2) Integridade. (3) Transparência. (4) Amor ao próximo. (5) Valorização do ser humano pelo que é e não pelo que tem ou pode oferecer.

O IMI tem as seguintes práticas na vida eclesiástica:

  1. Os cultos nas manhãs de domingo sejam de celebração.
  2. Poucas reuniões no templo e mais reuniões nos lares.
  3. Os filhos de membros da igreja menores de 14 anos, sejam consideradas membros juniores da igreja.
  4. As pessoas são mais importantes do que o dinheiro que possam ter ou dar à Igreja.
  5. Os dons espirituais são mais necessários ao pastor e pastora do que uma formação cultural, mesmo reconhecendo que a formação cultural seja muito importante também.
  6. Estabelecer equilíbrio entre o conhecimento da fé, a celebração e a edificação.
  7. Basear-se nos nossos quatro pilares: Evangelização, Celebração, Santificação e Discipulado.
  8. Procurar desenvolver um sistema eclesiástico que permita às igrejas locais autonomia para desenvolver um ministério relevante para o povo e sua comunidade.
  9. A comunhão e a fraternidade devem ser motivadas pelo amor genuíno derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo, vital para a maturidade dos líderes.
  10. É esperada por parte de todos, a começar dos pastores e pastora uma “sistemática prestação de contas” pois, isso fará de nós uma igreja respeitável e confiável.

A IMI é liderada pelo Concílio Geral, que se reúne de 5 em 5 anos, por um Conselho Geral composto pelo bispo e pelos secretários gerais de Ministério, Finanças, Educação Cristã, Missões, Ação Social e Plantação de Igreja. O Livro da Disciplina, os manuais de Doutrina e Liturgia são ferramentas disponíveis para todos os pastores, pastoras, líderes e membros da igreja para que possamos ser a resposta à oração de Jesus: “Pai, que sejam um, e para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17:21).

A IMI prega:

  1. Que Jesus Cristo é o único salvador pela graça de Deus através da fé nele.
  2. Que as Sagradas Escrituras (A Bíblia Sagrada) é a Palavra de Deus e é a nossa única regra de fé e prática.
  3. Que a santificação é necessária para nos manter ligados a Deus.
  4. Que estar em Cristo requer estar na sua Igreja na terra.
  5. Que a manifestação do Espírito Santo se dá através dos dons espirituais e do fruto do Espírito na vida dos crentes.
  6. Que a segunda vinda de Jesus Cristo será muito em breve.

A estrutura eclesiástica da IMI:

  1. Concílio Geral, Conselho Geral, Conselhos Regionais e distritos e igrejas locais.
  2. Bispo (superintendente geral), pastores, pastoras, candidatos ministeriais e missionários.
  3. A administração da igreja local é independente.
  4. Cada igreja local tem sua própria diretoria, junta de oficiais e diferentes ministérios, bem como seu registro.
  5. O que nos mantem unidos é Livro de Disciplina e o envio da Quota Orçamental de 10% das entradas dos dízimos e ofertas alçadas mensalmente.

As características da IMI são:

  1. Somos herdeiros da Reforma Protestante.
  2. Defendemos a Autoridade das Sagradas Escrituras.
  3. Acreditamos na justificação na fé.
  4. Aceitamos o Sacerdócio Universal dos Crentes.
  5. Praticamos o Quadrilateral Wesleyano: (1) As Escrituras; (2) A Razão; (3) A Tradição; (4) A Experiência.

A IMI esclarece:

  1. Existem várias tendências dentro de alguns ramos do metodismo atual que não fazem parte da nossa maneira de crer.
  2. Não encontramos apoio bíblico para casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
  3. Recomendamos que não se faça vendas nos locais perto do templo onde cultuamos a Deus.
  4. Acreditamos na comunhão de todos os cristãos independentemente de sua denominação.

Nossas Igrejas:

A Igreja Metodista Internacional está presentes nos seguintes lugares: Estados Unidos da América do Norte, Estado do Rio de Janeiro, Estado de Minas Gerais, Estado do Mato Grosso; Estado de Goiás e no Estado de Santa Catarina.

Traduzir »