Ação Social

Ao olhar a realidade à sua volta, saturada de injustiças sociais, Wesley foi confrontado pela Palavra de Deus, em relação ao seu compromisso com o próximo, e reagiu positivamente a ela, tornando-se uns dos maiores vultos da história da Inglaterra e do Cristianismo histórico.

Wesley enfatizou princípios divinos que deveriam ser respeitados, como por exemplo: a valorização de todo ser humano como digno e igual, inclusive quanto ao sexo, raça, nível socioeconômico; o amor ao próximo, a renúncia pessoal, a denúncia da injustiça, a honestidade. Em Wesley, vemos uma preocupação com a totalidade do ser humano, incluindo também a dimensão social.

Movido por estes valores, Wesley envolveu-se na luta contra muitos problemas sociais do seu tempo, como a imoralidade, o crime, a pobreza, a enfermidade, a educação, a escravidão, as questões trabalhistas, etc.

Como resultado do envolvimento social de Wesley e dos metodistas primitivos, podemos apontar pelo menos quatro grandes consequências na Inglaterra: Abolição da Escravatura, Reforma Carcerária, Reforma Educacional e Reforma Trabalhista.

O movimento wesleyano reveste-se assim de uma relevância enorme, ao desvendar não somente aspectos teológicos do relacionamento íntimo com Deus, mas também do relacionamento do cristão com a sociedade na qual está envolvido.

Exatamente por estas características, gerou-se a grande reforma na sociedade inglesa, e na sequência, essa influência religiosa e social pode ser associada com o avivamento inglês e americano do século XIX, o qual propagou-se depois por todo o mundo.

Pode-se afirmar que John Wesley e o avivamento religioso ao qual deu seu nome e sua vida foram mais importantes que qualquer outro em universalidade de influência e em realizações.

Isso significa dizer que o Compromisso Social da Igreja Metodista Internacional nasce tanto da revelação bíblica como do contexto histórico de avivamento espiritual, pela ação do Espírito Santo.

O desafio que fica para nós é o de resgatar essa rica herança de fé, e inspirados pelo exemplo dos reformadores, exercer uma influência positiva, transformadora e libertadora em nossa sociedade atual. Que Deus nos dê graça e misericórdia para cumprir nosso papel, nesta geração!

ONG Sal para Terra é uma instituição sem fins lucrativos mantidas por doações voluntárias, que trabalha com crianças e adolescentes em risco social. Todos os cursos e atendimentos são gratuitos sendo oferecidos por voluntários que doam seu tempo em suas horas livres. Conheça mais em http://www.projetosalparaterra.com.br

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Traduzir »